Considerando a atual crise ambiental, a enorme exploração e degradação da natureza é hoje uma das maiores preocupações do governo e sociedade, para isso, faz-se necessário o desenvolvimento de projetos de ação educativos no âmbito escolar.
A inserção da Educação Ambiental no ensino fundamental é uma forma de buscar despertar no aluno um olhar mais sensível para a convivência com o meio ambiente.
A poluição de água, lixo, falta de saneamento básico, degradação da natureza e preservação de espécies ameaçadas, são algumas das várias questões que influenciam a relação escola e comunidade.
A Educação Ambiental, é uma maneira de se voltar para a formação e a conscientização sobre o atual impacto do homem em relação ao meio ambiente, buscando informar e sensibilizar a comunidade sobre os problemas ambientais, e buscando lhes despertar para a busca de novas soluções para tais problemas, buscando tornar o indivíduo apto para a participação das decisões de sua própria comunidade. Desenvolver cidadãos conscientes sobre a importância e valor do meio ambiente, preocupados com problemas associados a tal, com conhecimento, atitude, motivação e habilidade para trabalhar tanto individualmente quanto em conjunto em busca de soluções para resolver os atuais problemas ambientais.
A participação de alunos do ensino fundamental em projetos sobre Educação Ambiental que os aproxime e conscientize da realidade social durante sua formação acadêmica, permite ao estudante uma percepção mais ampla do meio ambiente, permitindo a construção de indivíduos que contribuam para o desenvolvimento da relação de equilíbrio entre a natureza e o homem.